Unidade Integrada Municipal “Paulo Marinho”
Caxias, _____ de _______________ de ____________ 5º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Djenane Andrade
Aluno(a): ____________________________________________________________________
UMA DAS MARIAS
Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.
— O que foi? —
perguntou a mãe de Maria. Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu
quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou
na cama, onde ficou deitada, emburrada.
A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se
estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não
estava. Perguntou o que era, então.
— Nada — disse Maria.
A mãe resolveu não
insistir. Deixou Maria deitada na cama,
abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do
trabalho a mãe de Maria avisou:
— Melhor nem falar
com ela...Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de
amigo nenhum. Na mesa do jantar, Maria de repente falou:
— Eu não valo nada.
O pai de Maria disse:
— Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo
nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo
lugar, não é verdade.Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.
— Não valho.
— Mas o que é isso? —
disse a mãe de Maria. — Você é a nossa
querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para
nós, você é uma preciosidade.
Mas Maria não se
convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. A milhões de outras
pessoas.
— Só na minha
aula tem sete Marias!
— Querida... —
começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.
— Maria —
disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?
— Porque é raro. Um
pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um
diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela
vale. Você sabe por que o ouro vale
tanto?
— Por quê?
— Porque tem
pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no
ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para
não ficar suja. Agora, imagina se em todo
o mundo só existisse uma pepita de ouro.
— Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
— Pois é. E em todo o
mundo só existe uma Maria.
— Só na minha aula
são sete.
— Mas são outras
Marias.
— São iguais a mim.
Dois olhos, um nariz...
—Mas esta pintinha
aqui nenhuma delas tem.
— É...
— Você já se deu
conta que em todo mundo só existe uma você?
— Mas pai...
— Só uma. Você é uma
raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma.
Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
— Então eu sou a
coisa mais valiosa do mundo.
— Olha, você deve
estar valendo aí uns três trilhões...
Naquela noite a mãe
de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
— Sabe um diamante?
Luís Fernando
Veríssimo, Folha de S. Paulo, Folhinha
1) Por que
Maria chegou da escola tão triste?
( )
Foi mal na prova.
( )
A professora gritou com ela.
( )
Uma amiga a desprezou.
( )
Sentia-se sem valor.
( )
Estava doente.
2) De que
forma o pai de Maria a ajudou a sentir-se melhor:
( )
Mostrou-lhe que ela era única.
( )
Comprou-lhe uma roupa nova.
( )
Foi ao shopping com ela.
( )
Deu-lhe um presente muito caro.
( )
Saiu com ela para tomar sorvete.
3) O texto é
uma narrativa e contém vários diálogos. Que sinal de pontuação foi usado para
introduzi-los?
( ) Travessão
( )
Hífen
( )
Vírgula
( )
Aspas
( )
Reticências
4) Como
ficaria a frase “A gente ia caminhar no ouro”,
se a expressão a gente fosse
substituída pelo pronome nós?
__________________________________________________________________________________
5) De
acordo com o parágrafo 14, que palavras
(substantivos) foram substituídos pelo pronome nós na
seguinte
frase:
“Para nós, você é uma preciosidade...”
(
) Milhões de pessoas
( )
Mil outras pessoas
( )
O papai, a mamãe, o vovô, os tios
( )
A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias
6) Qual o
tipo de narrador aprece no texto? Destaque um trecho que exemplifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7)Numere a
segunda coluna de acordo com a primeira, adequandoo pronome detratamento à
pessoa.
1 –
Senhor, senhora ( )Prefeito
2 – Vossa Excelência ( )Principe
3 – Vossa Alteza ( ) Papa
4 – Vossa Majestade ( ) Pessoas
mais velhas
5 – Vossa Santidade ( ) Rei
8) Complete
as frases com os pronomes possessivos.
a. O que
Olavo me deu é _______________________
b. Os
presentes que lhe dei são __________________
c. As
pulseiras que ganhei são ___________________
d. Os bombons
que compramos são ____________________
e. O anel que
tu ganhates é _______________
f. O sapato
que te dei asão ___________________
9)As formas de tratamentos
usadas para cardeais e príncipes
são,respectivamente:
a) alteza e excelência.
b) majestade e eminência.
c) eminência e alteza.
d) senhoria e excelência
e) santidade e senhoria
10) Reescreva as frases
substituindo as palavras destacadas pelos pronomes do caso reto adequado.
a) Eu e Ana viajaremos.
_________________________________________________________________
b) Bruna faltou à aula.
__________________________________________________________________
c) Marcos e João foram ao
parque. ________________________________________________________
d) A professora
viajou.__________________________________________________________________
11) Classifique os pronomes de acordo com o exemplo:
Tu – pronome pessoal
reto, 2ª pessoa do singular
a) nós – ______________________________________________________________________________
b) ela –
______________________________________________________________________________
c) eles
–______________________________________________________________________________
d) vós –
______________________________________________________________________________
12) Complete as frases com
pronomes de tratamento.
a) _________________ é minha melhor amiga.
b) Senhor Presidente, a mensagem de ___________________________________
foi ouvida pelo povo.
c) A ________________________ Amélia visitará nossa casa.
d) ____________________________________ o Papa, celebrou a missa no
Brasil.
13) Use adequadamente mau
ou mal. Se ficar em dúvida, experimente usar bom e bem.
a)Roberta se deu
_____________ nas provas.
b) Nas histórias, o lobo _____________ come as pessoas.
c) Vitor é um __________________ jogador de vôlei.
d) Falaram _________________ de você na festa.
e) Não lavar as mãos é um ________________ hábito.
f) Tive um _____________ dia e me sinto ____________________.
14) Leia os trechos abaixo e identifique o tipo de narrador. Destaque a
frase que exemplifique sua resposta.
Certa tarde eu estava brincando na areia
quando meu amigo Haroldo chegou e disse:
- Você já tem uma ideia para a sua
história? ...
Maria foi o meu primeiro amor. Não havia nada entre
nós, está claro, ela como eu nos seus cinco anos apenas, mas não sei que divina
melancolia nos tomava, se acaso nos achávamos juntos e sozinhos.
Camilo
pegou-lhe nas mãos, e olhou para ela sério e fixo. Jurou que lhe queria muito,
que os seus sustos pareciam de criança; em todo o caso, quando tivesse algum
receio, a melhor cartomante era ele mesmo.
A
mulher e a mãe acomodaram-se finalmente no táxi que as levaria à Estação. A mãe
contava e recontava as duas malas tentando convencer-se de que ambas estavam no
carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário