Unidade Integrada Municipal “Paulo Marinho”
Caxias, _____ de _______________ de ____________ 4º ano
Professora: Djenane Andrade
Aluno(a): ___________________________________________________________________
Avaliação de Português
O GALO QUE
LOGROU A RAPOSA
Um velho galo matreiro,
percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa
desapontada, murmurou consigo: "Deixe estar, seu malandro, que já te
curo..." Em voz alta:
- Amigo, venho contar uma grande
novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo
e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos
andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o
meu abraço de paz e amor.
- Muito bem! - exclama o galo. -
Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de
guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa,
mas... Como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também
eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro Dona
Raposa não quis saber de história, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigo, tenho
pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para a outra vez a festa,
sim? Até logo.
E raspou-se.
"Contra esperteza, esperteza e
meia".
"(Monteiro Lobato do livro Fábulas e Historias
diversas ) "
1) Leia a
fábula e responda as questões abaixo:
– Na frase: “E raspou-se”. Entende-se que o
personagem:
(A) saiu
correndo. (C) foi embora
devagar.
(B) raspou a
mesa. (D) sentou-se no tronco.
– Para fugir
da raposa, o galo foi empoleirar-se:
(A) num
tronco. (C) numa árvore.
(B) num poleiro. (D)
num galo quebrado.
– A raposa
resolveu desistir da confraternização com o galo, porque ela:
(A) tem medo
de
cachorros.
(B) ficou com
medo do galo.
(C) ficou com
raiva do galo.
(D) lembrou
que tinha outro compromisso.
– Na frase “Um velo galo matreiro”, a palavra
grifada significa:
(A)
atrevido. (B) asqueroso.
(C)
astuto. (D) mavaldo.
2) No texto,
a opinião do autor é que a raposa é um animal:
(A)
dorminhoco. (B) esperto.
(C)
lento. (D)
preguiçoso.
3) o texto é
um exemplo do gênero:
(A)
carta. (B)
convite.
(C)
fábula. (D) receita.
4) O texto
tem por finalidade dar:
(A) uma
idéia. (B) os parabéns.
(C) uma
informação. (D) uma lição de moral.
5) No trecho
“... para que eles também
tomem parte da confraternização...”,a palavra grifada se refere:
(A) lobo e
cordeiro. (B) onça e
veado. (C) raposa e galinha. (D) três
cachorros.
6) Retire do texto 1 (uma ) palavra:
a) oxítona - ____________________________________________
b) paroxítona - _________________________________________
c) proparoxítona - ______________________________________
7) Assinale o grupo de palavras que todas estão classificadas como PROPAROXÍTONAS.
(A) médico, relâmpago, pássaro, árvore.
(B) fantasma, público, possível,
rodapé.
(C) estômago, triângulo, valente, água.
(D) café, fígado, parabéns, jardim.
8) Separe as palavras em sílabas depois pinte a sílaba
tônica.
Faísca
|
|||||||||
Caldeirão
|
|||||||||
Nariz
|
|||||||||
Pardal
|
|||||||||
Bandeira
|
|||||||||
Sapato
|
|||||||||
Cérebro
|
|||||||||
Espetáculo
|
9) Faça a
correspondência:
( 1 ) OXÍTONA ( 2 ) PAROXÍTONA ( 3 ) PROPAROXÍTONA
( ) útil ( ) cascavel ( ) família
( ) máquina ( ) fábrica ( ) chapéu
( 1 ) OXÍTONA ( 2 ) PAROXÍTONA ( 3 ) PROPAROXÍTONA
( ) útil ( ) cascavel ( ) família
( ) máquina ( ) fábrica ( ) chapéu
( )brinquedo (
) paletó ( ) criançada
( ) jacaré ( ) música ( ) regador
Nenhum comentário:
Postar um comentário