quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Numeral


Unidade Integrada Municipal “aulo Marinho”
Elipse: Nota:_____Caxias, _____ de _______________ de ____________                                                                            
Professora: Djenane Andrade
Aluno(a): _____________________________________________________________

Avaliação de Português
O circo
                 Rufem os tambores! Hoje tem marmelada, sim senhor! Tem também olhos atentos, sorrisos largos e muitos aplausos. É o circo em ação! Lugar de alegria e diversão. Uma das mais antigas artes do mundo, que se originou em meio aos povos viajantes.
                De estrutura circular e coberto de lona, o circo tradicional é formado geralmente por famílias. No picadeiro, não faltam as confusões dos palhaços, os engolidores de fogo, os trapezistas , as ilusões do mágico. Destacam-se, ainda, os números dos domadores que comandam leões, elefantes e fazem atuar os macacos.
                 Nos dias de hoje, porém, existe um movimento chamado Novo Circo. Ele combina os malabarismos e as acrobacias do circo tradicional com técnicas de dança e teatro. As apresentações contam com efeitos de luzes, música e roupas multicoloridas. Nessa nova tendência da arte circense, não há mais a presença de animais.
Os estilos de circo variam, porém o importante é manter um espetáculo de alegria, mágica e fantasia como  forma de diversão.

1. O texto “O circo” é:

     (    ) Um poema   (    ) Um texto    informativo    (    ) Um conto


2. Qual é o assunto principal do texto.

(    ) Dar informações sobre o circo.
(    ) Convidar crianças para irem ao circo.


3. Neste texto são comparados dois elementos. Quais são eles?

(    ) Circo tradicional e Novo Circo
(    ) Palhaços e trapezistas


4. Assinale as características do Novo Circo.

(    ) Não há mais a presença de animais.
(    ) Há muitos palhaços
(    ) Apresenta dança a e teatro
(    ) Espetáculos de acrobacias


5.  Os Números com leões, macacos e elefantes é uma característica do circo:

      (    ) tradicional                 (     ) novo

      6.  Escreva por extenso os numerais:
      a) Rodrigo e Rafael fizeram ____________________pontos no jogo de basquete (16).
      b) Estamos no _______________________________ mês do ano. (12º)
     c) Vinicius é o _______________________ da chamada. (29º)
   d) Leonardo comemorou o ______________________ aniversário de seu avô. (60º)
   e) Philip tem _________________anos. (11)
    f) Marcos mora no ___________________ andar daquele prédio. (16º)
   g) Esta é a __________________ vez que lhe telefono! (1000ª)

  7. Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
  a) Fernanda comeu um terço da torta. ____________________________________________
  b) Esse filme é de segunda categoria. _____________________________________________
  c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. ___________________________________
  d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ______________________
  e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita. _________________________________________
  f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ________________________
  g) Vamos apresentar agora a décima candidata. ____________________________________

8. Escreva por extenso os seguintes numerais cardinais:
a) 236: __________________________________________________________________________
b) 703: __________________________________________________________________________
c) 6.562: __________________________________________________________________________
d) 28.517: ___________________________________________________________________________
e) 90.448: ___________________________________________________________________________
               




Nenhum comentário:

Postar um comentário