Unidade
Integrada Municipal “aulo Marinho”
Professora:
Djenane Andrade
Aluno(a):
_____________________________________________________________
Avaliação de
Português
O circo
Rufem os tambores! Hoje tem
marmelada, sim senhor! Tem também olhos atentos, sorrisos largos e muitos
aplausos. É o circo em ação! Lugar de alegria e diversão. Uma das mais antigas
artes do mundo, que se originou em meio aos povos viajantes.
De estrutura circular e coberto de lona, o circo tradicional é formado
geralmente por famílias. No picadeiro, não faltam as confusões dos palhaços, os
engolidores de fogo, os trapezistas , as ilusões do mágico. Destacam-se, ainda,
os números dos domadores que comandam leões, elefantes e fazem atuar os
macacos.
Nos dias de hoje, porém,
existe um movimento chamado Novo Circo. Ele combina os malabarismos e as
acrobacias do circo tradicional com técnicas de dança e teatro. As
apresentações contam com efeitos de luzes, música e roupas multicoloridas.
Nessa nova tendência da arte circense, não há mais a presença de animais.
Os estilos de circo
variam, porém o importante é manter um espetáculo de alegria, mágica e fantasia
como forma de diversão.
1. O texto “O circo” é:
( )
Um poema ( ) Um texto informativo (
) Um conto
2. Qual é o assunto principal do
texto.
(
) Dar informações sobre o circo.
(
) Convidar crianças para irem ao circo.
3. Neste texto são comparados dois
elementos. Quais são eles?
(
) Circo tradicional e Novo Circo
(
) Palhaços e trapezistas
4. Assinale as características do
Novo Circo.
(
) Não há mais a presença de animais.
(
) Há muitos palhaços
(
) Apresenta dança a e teatro
(
) Espetáculos de acrobacias
5.
Os Números com leões, macacos e elefantes é uma característica do circo:
( ) tradicional ( ) novo
6. Escreva por extenso os numerais:
a)
Rodrigo e Rafael fizeram ____________________pontos no jogo de basquete
(16).
b)
Estamos no _______________________________ mês do ano. (12º)
c) Vinicius é o _______________________
da chamada. (29º)
d) Leonardo comemorou o ______________________ aniversário
de seu avô. (60º)
e) Philip tem _________________anos. (11)
f) Marcos mora no ___________________ andar daquele prédio.
(16º)
g) Esta é a __________________ vez que lhe telefono! (1000ª)
7. Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal,
multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta.
____________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria.
_____________________________________________
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola.
___________________________________
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar
em sua casa. ______________________
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita.
_________________________________________
f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da
reunião. ________________________
g) Vamos apresentar agora a décima candidata.
____________________________________
8. Escreva por extenso os seguintes numerais cardinais:
a) 236: __________________________________________________________________________
b) 703:
__________________________________________________________________________
c) 6.562:
__________________________________________________________________________
d) 28.517: ___________________________________________________________________________
e) 90.448:
___________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário