quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TEXTO PUBLICITÁRIO


Tema: Gêneros textuais (texto publicitário)
Disciplina: Português
Público alvo – Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Unidade Integrada Municipal “Paulo Marinho”
Execução – 4 aulas
Professora: Djenane Pereira de Sousa Andrade

BJETIVOS:
  • Reconhecer o texto publicitário e identificar a propaganda como gênero deste tipo de texto.
  • Identificar na propaganda a mensagem que está por traz das imagens.
  • Produzir textos publicitários a partir de uma imagem.

  CONTEÚDOS:
· Leitura e Produção de texto
  RECURSOS: 
Vídeos do youtube  contendo diferentes propagandas, revistas, jornais, lápis, caderno, borracha. Câmara digital.
.
 DESENVOLVIMENTO
1ª etapa

Para saber o que os alunos já sabem sobre o assunto, pedir a eles que relatem propagandas que tenham visto na televisão ou em revistas, jornais etc.

2ª etapa
Assistir com os alunos vídeos do youtube de diferentes propagandas. A partir daí iniciar um debate sobre o que vimos num primeiro momento os recursos audiovisuais, do produto que está sendo divulgado. As características do texto, o poder de persuasão. Em seguida descrever as suas impressões no que se refere as propagandas, pois estas não fazem parte da sua realidade.
3ª etapa
Levar para a sala de aula revistas, jornais e pedir a eles que identifiquem textos do gênero. (propaganda), comentar sobre os recursos visuais utilizados nas propagandas. Dividir a turma, em grupos e pedir que cada grupo escolha um produto, tema ou um comércio local para fazer propaganda.
4ª etapa
PRODUTO FINAL
·      O grupo pode optar por filmar sua propaganda usando a câmara digital
  • Podem fazer um painel com imagens, fotos etc.
  • Pode fazer em forma de música, paródia.

APRESENTAÇÃO
Os grupos deverão apresentar-se aos colegas, divulgando os trabalhos desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário